17 de fevereiro de 2012

Provocações e bom humor marcam coletiva de Rashad Evans e Jon Jones

Toda a tensão que poderia haver ao se colocar em uma mesma conferência de imprensa dois ex-companheiros de treinos que virão a se enfrentar pelo título dos meio-pesados do UFC pareceu desaparecer no momento em que a entrevista começou. O campeão Jon Jones e o desafiante Rashad Evans travaram um duelo de tiradas espirituosas e muito bom humor, usando as provocações para tentar fazer um ao outro parecer menos do que são. Ancorada pelo presidente do UFC, Dana White - que também mostrava estar em ótimo espírito - a entrevista teve momentos hilários, que arrancaram gargalhadas dos jornalistas e fãs presentes ao evento.

(Foto: Reprodução Twitter) 

Perguntado se, como comentarista da luta entre Rashad Evans e Phil Davis, em Chicago, havia se impressionado com a performance de seu agora adversário, Jon Jones foi sincero e disse que não havia visto nenhum progresso no jogo do seu rival.

- Eu esperava muito da luta entre Rashad e Phil Davis, porque havia aquela coisa de "Rashad 2.0", e eu queria ver o que era aquilo. Era sua primeira luta em sua nova equipe, e ele me pareceu bem, seu jogo estava melhor. Mas na última luta eu não vi progresso algum. Preciso ser honesto. Eu quero sempre enfrentar os melhores lutadores do mundo, mas quando se vê um aumento de qualidade em cima do octógono, isso me motiva. Quando um concorrente seu não faz seu trabalho melhor do que você faria, isso provavelmente te motiva. Então, sim, estou motivado.

Rashad respondeu de forma espirituosa.

- Eu vejo as coisas de uma forma um pouco diferente. Estudei um pouco de psicologia na faculdade, e vendo Jon naquela cadeira, ele se mexia de um lado para o outro, não conseguia ficar parado. Parecia o Stevie Wonder em um de seus shows. Ele pode dizer o que quiser, mas sabe que essa luta não será fácil. Será a luta mais difícil da sua carreira, porque já competiu comigo e sentiu o que eu tenho para lhe dar no dia da luta.

Jones também mostrou estar confiante em manter o título da categoria por muito tempo.

- Eu tenho uma convicção, e uma convicção é muito maior que uma crença. Estou convicto que esta é a minha hora de estar aqui como campeão, e por muitos anos ainda.

Provocador, Evans não deixou a declaração do campeão sem resposta.

- O que Jon não entende é que muita gente já achou que era "o cara". Mas o segredo é que não existe "o cara". Qualquer um pode perder a qualquer hora. E ele vai descobrir isso.

Questionados sobre a presença de Greg Jackson - que foi treinador dos dois lutadores quando eles treinavam juntos - em seus córneres, os rivais negaram a possibilidade de terem o técnico em suas equipes no dia da luta.

- Não espero ter Greg Jackson no meu córner para essa luta. Ele sempre me disse que éramos artistas, e tínhamos grandes ferramentas para trabalhar. Dessa vez quero chegar junto da tela e pintar minha obra de arte com os instrumentos que ele me deu - filosofou Jones.

Já Rashad preferiu ser seco na sua resposta.

- Eu e Greg Jackson não temos nenhuma relação, e não nos falamos há pouco mais de um ano.

(Foto: Getty Images)

Dana White também aproveitou para parabenizar os ex-companheiros de treinos, por decidirem lutar pelo título.

- Acho que a luta será daquelas realmente duras para os dois lutadores. O que Jon Jones conseguiu no último ano foi fenomenal, e o que Rashad conseguiu desde que apareceu no The Ultimate Fighter é incrível também. Acho ótimo que eles tenham treinado juntos e que estejam aqui competindo um contra o outro, sem aquela ladainha de "nós somos amigos, não vamos lutar um contra o outro" - arrancando aplausos do público.

Perguntados se, sendo dois lutadores que possuem sorrisos marcantes, eles dois se viam sorrindo ao final dos cinco rounds, Jon Jones e Rashad Evans deram respostas parecidas à pergunta:

- Essa luta não terá cinco rounds - disse Evans, provocativo.

- Gravem as palavras dele - completou Jones, sorrindo.

No tradicional espaço para que os fãs fizessem perguntas a seus ídolos, Dana White - que chegou a elogiar o nível dos questionamentos - teve de praticamente sair de cena quando um torcedor perguntou a Jones se ele esperava finalizar Rashad no primeiro round. O campeão tentou fugir da polêmica e disse que responderia com um clichê.

- Vou entrar lá e tentar fazer uma boa luta e me divertir... - Nesse momento, Jones foi interrompido por seu desafiante, que disse querer saber como ele faria isso.

- Estou curioso, diga como vai me finalizar no primeiro round.

- Você sabe o que eu disse sobre isso - respondeu Jones.

- Então diga o que foi...

- Pode dizer você...

- Jon me disse que ele queria ser o primeiro a me finalizar, porque eu era super-estimado - disse Evans, imitando o jeito de falar do campeão, e arrancando gargalhadas dos presentes à entrevista.

Jones, que também ria, respondeu:

- Eu me lembro de Quinton "Rampage" Jackson fazer essas mesmas gracinhas - brincou o campeão, fazendo referência ao seu penúltimo adversário, vencido por finalização no UFC 135.

(Foto: Getty Images)

Uma fã também aproveitou para fazer propaganda de um ginásio na cidade.

- Senhor Dana White, eu sou chamada de a avó do MMA em Atlanta, e gostaria de convidar os dois lutadores a treinarem no meu ginásio, que é um dos mais modernos de toda a costa leste dos EUA.

O comercial arrancou risos do dirigente, que aplaudiu a iniciativa da senhora.

- Esse foi um dos maiores infomerciais da história do UFC. Muito obrigado, vamos tentar aparecer por lá.

Outro fã disse que o UFC precisava quebrar o recorde de público da arena, que pertence à cantora Barbra Streisand.

- Nós viajamos por todo o planeta e temos quebrado alguns recordes de público, e aqui nos EUA também. Mas na Irlanda nós ficamos em segundo lugar. Não conseguimos superar o recorde de público de Dolly Parton. Você acredita nisso? - disse Dana White.

Fonte: SporTV.com

Matérias Populares