É normal ver fãs atrás dos ídolos, principalmente no esporte. Correm, gritam, pedem autógrafos e tiram fotos. Tudo para guardar uma lembrança da pessoa que admiram. Mas se os fãs não conseguem ir até os ídolos, estes vão até os fãs. E foi basicamente isso, com exceção da correria e dos gritos, que aconteceu na tarde dessa quinta-feira em Belo Horizonte. Paulo Thiago, lutador brasileiro de MMA e oficial do Bope, em Brasília, foi a estrela da sessão de autógrafos promovida pelo maior evento de artes marciais do mundo, o UFC, em um shopping da capital mineira. O lutador esteve em Belo Horizonte para ajudar a promover o UFC 147, que acontecerá no dia 23 de junho, na cidade. Paulo distribuiu muitos autógrafos e tirou fotos com fãs, principalmente crianças, que estavam no local.
![]() |
Paulo Thiago, lutador do UFC, durante sessão de autógrafos (Foto: Gabriel Medeiros / Globoesporte.com) |
Sobre o evento, aliás, Paulo tem um palpite. Para ele, Wanderley Silva será o vencedor no confronto com Rich Franklin. A programação inicial previa que o UFC em BH seria entre Wanderlei Silva e Vitor Belfort. Porém, o carioca se contundiu nos treinamentos, deslocou ossos da mão e precisou passar por uma cirurgia. Para Paulo Thiago, apesar de Rich Franklin ter sido campeão da categoria, Wanderlei leva vantagem por lutar em casa e vir de vitória.
- Acho que o Wanderlei vai vencer. Vai ser uma luta bem equilibrada, mas, pelo fato de Rich Franklin vir de derrota, vai dar Wanderlei.
O lutador disse que gostaria muito de participar novamente de um evento de UFC no Brasil – a primeira vez foi na edição 134, no Rio de Janeiro, quando venceu o norte-americano David Mitchell por decisão unânime dos juízes. Ele revelou que, mesmo sem contrato com a equipe celeste, teria grande apoio do torcedor cruzeirense no Mineirinho, que ele defendeu no segundo semestre de 2011.
- Bateu uma vontade de lutar em Belo Horizonte. Eu quis fazer parte, mas espero que venha outra oportunidade de lutar aqui. A torcida ia me apoiar. Com certeza, ia ser legal pra caramba.
E esse parece não ser um desejo exclusivo do “Caveira”. Eduardo Augusto, cruzeirense e fã do lutador e de MMA, assistiu ao último UFC Rio, realizado em janeiro deste ano, disse que sentiu vontade de ver Paulo Thiago em Belo Horizonte, com o apoio de todos os cruzeirenses no local.
- Deu vontade de ver Paulo Thiago lutando em Belo Horizonte. Eu fui no do Rio, e teve o José Aldo com a torcida do Flamengo, que apoiou bastante. Se o Paulo Thiago pudesse lutar aqui, seria algo muito legal.
UFC em BH
O “Caveira” também comentou sobre o card do evento, que tem sido alvo de muitas críticas, já que fãs do esporte e parte da mídia o têm classificado como um dos piores da história. Para ele, quem já acompanhou uma edição do torneio sabe que o UFC é um grande evento. Sem contar a torcida, que, na opinião dele, vai fazer a diferença no dia 23 de junho.
![]() |
Paulo Thiago recebe fãs em Belo Horizonte (Foto: Gabriel Medeiros / Globoesporte.com) |
- As pessoas têm falado que o card pode estar fraco. Mas a torcida vai se empolgar. Vai estar repleto de brasileiros. Vai ser uma festa muito legal aqui em Belo Horizonte. A torcida fará a diferença mesmo.
Paulo aproveitou também para falar sobre a evolução do esporte.
- No Brasil inteiro, o MMA explodiu. Não só em termos de pessoas em academias, mas em eventos. Belo Horizonte sempre tem eventos de MMA. Então, a cidade acompanhou a explosão do esporte. Hoje, o atleta tem que levar uma vida sem deslizes. Antigamente, o lutador de MMA era marginalizado, um bandido, um brigão. Isso foi praticamente esquecido. Conseguimos o respeito e temos que zelar por isso.
A maioria dos fãs que pediam fotos e autógrafos perguntavam, curiosos, sobre a próxima luta do “Caveira”. Mas, para a tristeza deles, Paulo disse que não há nada definido sobre a próxima luta que fará no UFC.
- Ainda não marcaram, estou no aguardo. Acho que, em breve, vão falar. Prevejo lutar em agosto, mas ainda aguardo qual será a próxima luta.
Fonte: SporTV.com