4 de abril de 2012

Com Guillard pela frente, Morango se diz superior a campeão Henderson

O brasileiro Fabrício "Morango" Camões recebeu uma grande oportunidade do Ultimate em sua segunda passagem pela organização: vai enfrentar o americano Melvin Guillard, considerado entre os 15 melhores lutadores da categoria leve, no UFC 148, em 7 de julho. O faixa preta de jiu-jítsu, formado na Gracie Tijuca, está focado na disputa com o "Jovem Assassino", como Guillard é conhecido, mas reconhece que um triunfo o deixaria bem na companhia, bem encaminhado para um futuro desafio ao campeão Benson Henderson. E caso isso aconteça, Morango acredita que tem a proficiência na "arte suave" como diferencial a seu favor.

Fabricio Camões em ação contra Tommy Hayden: brasileiro quer ditar ritmo contra Guillard (Foto: Getty Images)

- Claro que não estou perto da disputa pelo título, mas se eu fosse pegar o Ben Henderson, eu ia usar o jiu-jítsu com principal arma. Não é que ele seja ruim, ele é até bom, mas eu sou muito superior a ele nesse aspecto e, nos outros, nós nos equivalemos, até na trocação. Mas tem muitos atletas de qualidade nessa categoria - afirmou Camões em entrevista ao SPORTV.COM.

Apesar da declaração ousada, o brasileiro garante que não pensa ainda no cinturão. Após uma passagem mal-sucedida pelo UFC entre 2009 e 2010, em que empatou com Caol Uno e perdeu para Kurt Pellegrino, Camões mudou de perspectiva quanto à organização. Na ocasião, o carioca se lesionou, ficou seis meses parado e acabou cortado antes de completar seu contrato. Agora, seu foco é cumprir as lutas contratadas com o Ultimate.

- Hoje em dia, vejo o UFC com outros olhos. O cara não tem que ter pretensão de querer o cinturão nas suas primeiras lutas. Agora, eu quero fechar meu contrato com três vitórias, e aí vou pensar em alguma coisa. O mais importante no Ultimate é ganhar e ter consistência, conseguir boas vitórias, esse é o caminho - explicou.

Melvin Guillard (de luvas vermelhas) foi finalizado em suas duas últimas lutas (Foto: Divulgação/UFC)

Melvin Guillard parece ser o adversário ideal para Morango manter sua boa fase e saltar no ranking dos pesos-leves. Considerado um dos golpeadores mais perigosos do mundo, o lutador de Nova Orleans vem em má fase desde que foi colocado como desafiante número 1 ao cinturão, então em poder de Frankie Edgar. Desde então, o "Jovem Assassino" foi derrotado por Joe Lauzon e Jim Miller, ambas as vezes por mata-leão. De suas 10 derrotas no MMA, nove foram por finalização.

Morango sabe que não pode "deitar" no seu jiu-jítsu para enfrentar Guillard, mas reconhece que leva vantagem nesse departamento. O brasileiro aposta que pode determinar o ritmo da luta contra o adversário.

- Da mesma forma que sei as deficiências dele, ele também sabe dos meus pontos fortes e está se preparando para eles. Com certeza, tenho essa vantagem sobre ele, mas ele é um atleta muito explosivo. Ele não vai querer se expor muito para eu não colocá-lo para baixo. Vou trabalhar muito forte no meu footwork (jogo de pés), que vai ser o diferencial para eu ditar o ritmo da luta. Minha preparação física vai ser vital - concluiu Morango, que atualmente treina na Victory MMA, em San Diego, nos EUA.

Fonte: SporTV.com

Matérias Populares