Estreia no UFC neste sábado Siyar Bahadurzada, adversário de Paulo Thiago na Suécia. Mais do que um nome estranho no card, o lutador carrega nas costas o peso de representar o Afeganistão, um país castigado por guerras e que por ser escolhido como morada por Osama Bin Laden tem uma péssima imagem nos Estados Unidos e em outros países ocidentais também.
![]() |
| Siyar Bahadurzada vai enfrentar Paulo Thiago neste sábado (Foto: Reprodução / Vimeo) |
Bahadurzada atualmente mora na Holanda. Quando era adolescente, deixou o país de origem para morar na Europa. Treinou kickboxing em uma das principais academias do país, a Golden Glory, e ganhou o mundo. Lutou em grandes eventos, como Shotoo e Sengoku, e agora chega ao UFC com dois objetivos: conquistar o cinturão e tentar melhor a imagem do Afeganistão.
- Estou lutando contra a má imagem do meu país. Quero ser um modelo, Quero colocar uma pessoa positiva na mídia para que possam ver que o Afeganistão não é tudo que você vê nas notícias - disse o lutador ao site da revista "Fighters Only".
Siyar Bahadurzada reconhece que foram alguns problemas no Afeganistão que o fizeram deixar o país, mas ele lembra que há coisas boas que não aparecem no noticiário.
- Eu ainda amo o Afeganistão e lutar pelo Afeganistão. Porque tivemos uma reputação muito ruim no mundo da mídia e agora tenho a chance de definir algumas coisas do jeito certo e mostrar algo bom do país. Você vê coisas terríveis sobre o Afeganistão, mas lá não é terrível! Os meios de comunicação manipulam a notícia, todo mundo sabe que, mas o Afeganistão não é assim, o seu todo não é como você vê no noticiário. É muito mais. Se você vai para os livros de história, pode ler sobre os imperadores e que tipo de pessoa somos, que tipo de história temos e que tipo de guerreiros somos.
Fonte: SporTV.com
