14 de abril de 2012

Dudu Dantas bate Zach Makovski e conquista cinturão inédito no Bellator

Dudu Dantas (esq.) posa com o cinturão e Marcos Loro após a luta (Foto: Reprodução / Twitter)

O carioca Eduardo "Dudu" Dantas fez história nesta sexta-feira, no Bellator 65, em Atlantic City, EUA. O peso-galo da equipe Nova União tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar um cinturão do Bellator, ao superar o campeão anterior, Zach Makovski, por finalização, aos 3m26s do segundo round. A noite foi de vitórias para o Brasil, graças a triunfos de Marcos "Loro" Galvão e de Luís Alberto "Betão" Nogueira nas quartas de final do GP da mesma categoria.

Na luta principal, Makovski começou tentando um chute alto, bem defendido por Dantas, que dominava o centro do círculo. O brasileiro respondeu com uma joelhada e desequilibrou o adversário com um chute na costela. Dantas acertou outro chute, mas o americano respondeu colocoando-o para baixo no single leg. O carioca não se intimidou e tentou uma omoplata, mas Makovski escapou e acertou um bom direto de direita. Os dois se levantaram novamente, e Dantas seguiu superior em pé. Outra queda do dono da casa, todavia, equilibrou novamente as ações antes do fim do round.

Makovski já partiu para as pernas logo no início do assalto seguinte, mas Dantas estava preparado e inverteu a posição, caindo por cima. Muito ativo, o brasileiro logo conseguiu a montada e fez a transição para um katagatame. O americano fez o que pôde para escapar, mas apagou e o árbitro teve de encerrar a luta. Natural da comunidade carioca de Santo Amaro, o lutador dedicou a vitória à família, aos amigos e à mãe.

- É isso o que fazemos, treinamos para isso. Agora, daqui para frente, é só melhorar - afirmou Dantas.

O Brasil já havia tido três lutadores campeões dos torneios do Bellator, que classificam para a disputa do cinturão linear de cada categoria da organização - o próprio Dantas, o peso-meio-médio Douglas Lima e o peso-pena Patricio Pitbull. Dantas, no entanto, foi o primeiro a conquistar o cinturão.

Brasil se sai bem também no GP dos pesos-galos

Mercedes Terrell e Jade Bryce, ring girls do Bellator.antes das lutas (Foto: Reprodução / Twitter)

Nas quartas de final do GP dos pesos-galos, ambos os brasileiros tiveram atuações dominantes. Marcos Loro, semifinalista do torneio no ano passado, garantiu nova chance de brigar por uma vaga na final ao obter uma vitória por decisão unânime (triplo 30-27). Ed West tentou muitos chutes altos e algumas guilhotinas, mas o brasileiro acertou bons cruzados de direita, conseguiu dois knockdowns e algumas quedas, em que tomou as costas do adversário com facilidade. O próprio West reconheceu a vitória do rival antes do anúncio oficial. Ao ter a mão levantada, Loro beijou um cartaz enorme com a foto de sua mãe, que faleceu no início do ano.

Na segunda luta, Betão Nogueira teve um pouco mais de dificuldade para superar Alexis Vila, finalista do torneio em 2011. O cubano foi melhor no segundo round, quando conseguiu duas quedas. Todavia, o lutador da equipe RFT mostrou melhor movimentação e jogo de pernas no primeiro e no terceiro round e confundiu o adversário, que não conseguiu usar seu wrestling. Superior na trocação, Betão acertou bons diretos e uppers para garantir o triunfo por decisão unânime (triplo 29-28).

Na penúltima luta do card, o americano Daniel Straus derrotou Mike Corey por decisão unânime (triplo 29-28) e garantiu lugar na final do GP dos pesos-penas contra o brasileiro Marlon Sandro. Ele emitiu uma pequena provocação ao carioca após ser anunciado como vencedor.

- Ei, Marlon Sandro, vamos pra dentro! Vamos pra dentro! - declarou Straus.

Fonte: SporTV.com

Matérias Populares