12 de agosto de 2012

Estatísticas apontam 'empate técnico' entre Ben Henderson e Frankie Edgar

Ben Henderson manteve o cinturãodo peso-leve (Foto: Associated Press)

Deixar a decisão para os jurados é sempre um risco para qualquer lutador de MMA. Em uma luta apertada, em que é difícil até perceber os detalhes que colocaria alguém em vantagem, esse é um risco ainda maior. Neste sábado, no duelo entre Ben Henderson e Frankie Edgar, valendo o cinturão do peso-leve, cada um teve um grande momento: Bendo esteve perto de finalizar o rival com uma guilhotina no fim do round inaugural; e Edgar aplicou um knockdown no campeão no segundo. Mas o combate, de uma forma geral, foi de bastante respeito de ambas as partes.

Henderson conseguiu convencer dois jurados e levou a vitória por decisão dividida. Assim como na primeira luta entre ambos, disputada em fevereiro, o resultado gerou polêmica, com muitos fãs e especialistas apontando Frankie Edgar como vencedor. Mas o site "Fightmetric" divulgou uma estatística do duelo que comprova o tamanho do problema que os julgadores tinham em mãos. Os números apontam diferenças mínimas em golpes acertados, quedas e tentativas de finalização.

Segundo a contagem do site especializado em estatísticas de MMA, o total de golpes aplicados por Frankie Edgar foi de 70, contra 65 de Henderson. Bendo, entretanto, acertou mais na cabeça - onde geralmente as lutas são decididas - do que levou: 34 a 30. Edgar levou vantagem nos golpes no corpo (18 a 14) e nos chutes nas pernas (22 a 17).

Ben Henderson acerta chute no rosto de Frankie Edgar no UFC 150 (Foto: Getty Images)

Em relação ao grappling (luta agarrada), Frankie Edgar fez, ao todo, seis tentativas de derrubar o adversário, tendo sucesso em duas. Em uma delas, entretanto, foi justamente quando Ben Henderson aproveitou para quase finalizar a luta com uma guilhotina.

Ben Henderson também sofreu com uma guilhotina de Frankie Edgar em sua única tentativa de queda. O campeão, entretanto, defendeu bem. O desafiante ainda fez outra investida para finalizar via guilhotina e não conseguiu.

Frankie Edgar perdeu pela segunda vez para Ben Henderson (Foto: Divulgação / UFC)

Na contagem por rounds, mais equilíbrio ainda. Segundo o "Fightmetric", Ben Henderson pontuou mais no primeiro e no terceiro round. Edgar levou vantagem no segundo e no quinto. No quarto período, houve um empate técnico, o que resultaria em igualdade na luta como um todo.

Vale ressaltar que o "Fightmetric" divulga apenas os números sem avaliar, por exemplo, a contundência dos golpes ou o quanto um lutador esteve perto ou longe de finalizar o combate.

Fonte: SporTV.com




Matérias Populares