A segunda derrota seguida diante de Frankie Edgar para Ben Henderson, no UFC 150, sábado, em Denver (EUA), trouxe de volta os questionamentos sobre os motivos que mantêm Edgar no peso-leve. Considerado baixo e menor do que seus adversários, ele leva desvantagens em alguns momentos das lutas, embora em outros tenha a velocidade a seu favor.
![]() |
| Frank Edgar (esq.) perdeu para Ben Henderson por pontos no UFC 150 (Foto: Divulgação / UFC) |
A ideia de que Frankie Edgar precisa baixar de categoria não está presente somente nas opiniões de jornalistas, lutadores e fãs. Dentro da própria equipe do ex-campeão dos leves há quem defenda essa mudança. O seu treinador de boxe, Mark Henry, considera que Edgar pode descer não só uma, mas como duas categorias.
- Talvez há quatro anos, nós queríamos que Frankie lutasse no peso-pena (até 65,8kg) ou no peso-galo (até 61,2kg), mas não havia essas categorias (no UFC), e ele foi campeão do peso-leve. Agora, eu pessoalmente gostaria de vê-lo descansando por um ano para voltar e lutar contra caras do peso-galo - disse Henry ao programa de rádio "SiriusXM Fight Club".
Segundo Mark Henry, Frankie Edgar pesa normalmente entre 71,2kg 72,1kg. Ou seja, não precisa perder quase nada para alcançar o limite dos leves, que é de 70,3kg.
Muitos dos lutadores que Edgar enfrentou nos últimos pesam mais de 80kg no dia a dia, atingem o limite da categoria na pesagem, que ocorre na véspera dos eventos, e recuperam boa parte do peso até a hora da luta.
- O que o Frankie faz seria como Ben (Henderson) enfrentar Anderson Silva. Ou como José Aldo lutar contra Georges St-Pierre - explicou Henry.
Por enquanto, Frankie Edgar não se pronunciou sobre seu futuro. O presidente Dana White disse que, se Edgar optar por ir para o peso-pena, não disputará o cinturão da categoria logo de cara.
Fonte: SporTV.com
