Nem mesmo a forte chuva que caiu no Rio de Janeiro no fim da tarde de quinta-feira foi capaz de espantar os fãs de MMA. Eles lotaram a livraria de um shopping na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital carioca, para conseguir um autógrafo de Rodrigo Minotauro na recém lançada versão em português da "Enciclopédia do UFC".
![]() |
Minotauro autografa e mostra a Enciclopédia para fãs mirins (Foto: Leonardo Heitor / SporTV.com) |
O livro conta toda a trajetória do Ultimate Fighting Championship desde os primórdios, com o domínio de Royce Gracie nas primeiras edições, passando por todas as fases da organização até os eventos mais recentes e incluindo perfis de todos os lutadores que já entraram no octógono.
![]() |
Edição em português da Enciclopédia do UFC foi lançada no Rio (Foto: Leonardo Heitor / SporTV.com) |
Minotauro esbanjou simpatia e falou sobre a popularidade que o UFC atinge hoje, no Brasil.
- Isso é muito bacana para o MMA. O esporte cresceu muito, ficou popular e hoje é bem visto, com regras claras e bem definidas. Os fãs são de todas as faixas etárias. Além de homens, são várias mulheres e crianças que se interessam pelo UFC - afirmou.
Minotauro falou também da importância do livro para a divulgação do esporte no país.
- Este livro é muito importante porque as pessoas se interessam em saber como tudo começou. Eu mesmo comecei a praticar o MMA após assistir uma luta do Royce Gracie, em 1994, pelo UFC. Me interessei pelo esporte, comecei a treinar e me tornei profissional. Quem quiser entrar hoje no universo das artes marciais mistas, tem por obrigação ler este livro - disse Minotauro.
![]() |
Vitor Rocha, de 13 anos, foi o primeiro da fila de autógrafos (Foto: Leonardo Heitor / SporTV.com) |
O lutador brasileiro ressaltou que a enciclopédia contempla todos os eventos realizados pelo UFC desde o seu início, quando foi criado por Rorion Gracie, até os dias atuais, sob o comando dos irmãos Fertitta e presidido por Dana White, incluindo as edições americanas do TUF.
![]() |
Fila para sessão de autógrafos de Rodrigo Minotauro em livraria do Rio (Foto: Leonardo Heitor / SporTV.com) |
- Começa desde o momento em que o esporte estourou pela primeira vez, em meados de 1994, ainda como "vale-tudo". Depois, já como MMA, migrou para outros eventos no Japão, como o Pride. O UFC buscou de volta a maior parte destes lutadores, como eu, o Rampage Jackson, Dan Henderson, entre outros. Juntamente com nomes mais novos, como o de Anderson Silva, por exemplo, o UFC voltou ao auge e ficou ainda mais forte do que era, lá em 1993. O livro conta tudo isso - conta Minotauro.
O brasileiro volta aos octógonos no próximo dia 21 de julho, quando enfrentará o francês Cheick Kongo, no UFC 149 em Calgary, no Canadá.
Anderson Silva é atração
Antes da chegada de Minotauro à livraria, era exibido em um dos televisores do local a reprise do UFC 134, realizado no Rio de Janeiro em agosto de 2011, que teve como evento principal a luta entre Anderson Silva e Yushin Okami. Várias pessoas pararam para assistir a vitória do brasileiro sobre o japonês na primeira edição do UFC no Brasil após 13 anos.
![]() |
Luta entre Anderson Silva e Yushin Okami, no UFC Rio, chamou a atenção de vários clientes na livraria(Foto: Leonardo Heitor / SporTV.com) |
Fonte: SporTV.com