A lesão no pé que tirou José Aldo do UFC Rio III foi mesmo causada pelo acidente de moto que o lutador sofreu no dia 1º de setembro, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Dedé Pederneiras, técnico do campeão peso-pena do Ultimate, confirmou que o lutador ainda sofre com os ferimentos causados na semana retrasada. Na ocasião, Aldo foi derrubado por um carro, sofreu escoriações, mas exames não detectaram fraturas.
![]() |
José Aldo e Frankie Edgar disputariam o cinturão dos penas no UFC Rio III (Foto: Getty Images) |
Nesta terça-feira, Dedé e equipe programaram o primeiro sparring para José Aldo desde o acidente. Esse tipo de treino simula situações reais de luta, e o campeão não conseguiu agir naturalmente.
- Alguns dos ralados dele tinham melhorado, mas o do pé e do joelho estavam bem infeccionados. Já está tomando antibiótico há quatro dias e teria de tomar por mais dez. De qualquer forma, com a vontade de colocá-lo para lutar e ele mesmo querendo, a gente foi fazer o teste hoje no treino de sparring. Mesmo com ele sentindo bastante dor no pé por conta da infecção, ele foi treinar e viu que não tem condição alguma. Na queda (do acidente), ele também ficou com o calcanhar bastante inchado. O pé desinchou, mas ele não consegue apoiá-lo no chão. Quando forçou a perna para apoiar, ele mesmo puxou para a guarda. Passou o treino exatamente desse jeito: alguém vinha fazer qualquer coisa para derrubar, ele não conseguia apoiar e caía para não forçar a perna. No fim do treino, quando sentei com ele, a gente decidiu que ele não tem condição de treinar para lutar - explicou o treinador, em entrevista ao "OSS TV".
Dedé Pederneiras falou também sobre a possibilidade de Frankie Edgar também ficar fora do UFC 153. De acordo com o técnico, a ideia é que o americano continue sendo o próximo rival de José Aldo.
- O que a gente quer é que a luta seja adiada. Ela vai ser adiada. E que o adversário permaneça porque a grande vontade que o Aldo tem é de lutar contra o Frankie Edgar. Acho que foi até por isso que ele forçou mais a barra de tentar ficar na luta, porque ele quer muito.
Somente nesta terça-feira, o UFC 153 perdeu dois lutadores dos dois combates principais. Além de Aldo, Rampage Jackson também se machucou. O card provisório está assim:
UFC 153
13 de outubro de 2012, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL*
Frankie Edgar x adversário a ser divulgado**
Glover Teixeira x adversário a ser divulgado**
Jon Fitch x Erick Silva
Wagner Caldeirão x Phil Davis
Demian Maia x Rick Story
CARD PRELIMINAR*
Rony Jason x Sam Sicilia
Gabriel Napão x Gerônimo Mondragon
Gleison Tibau x Francisco Massaranduba
Diego Brandão x Joey Gambino
Serginho Moraes x Renée Forte
Luiz "Banha" Cane x Chris Camozzi
Cristiano Marcello x Reza Madadi
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente
** Os combates ainda não foram anunciados oficialmente
Fonte: SporTV.com